Confie seu condomínio a experiência da Ilha Floripa



Novidades

Saiba mais sobre sustentabilidade


Para começar, você precisa planejar seus gastos. É uma etapa um pouco cansativa, mas sem ela várias surpresas desagradáveis podem surgir no meio do caminho. "O que mais desgasta as pessoas em uma reforma é justamente o imprevisto", diz o arquiteto Ricardo Bandeira.

"Geralmente, as surpresas estão nas instalações hidráulicas e elétricas, como também nas vigas e pilares", conta Ricardo. "É importante não esquecer de colocar no orçamento os itens de desmanche, retirada de entulho e transporte", completa.

Segundo a arquiteta Janaina Dias, os gastos previstos para uma reforma são vários e vão desde aço, cimento, areia, cal, materiais hidráulicos, elétricos, revestimentos, esquadrias, gesso, pintura, lustres e até os futuros móveis e a decoração dos ambientes.

Além das finanças, é preciso ter cuidado para não tornar sua vida e de sua família um caos. "É bom lembrar que o estresse é reconhecido como a principal causa dos males do coração e que seus estragos são irreversíveis. É preciso estar bem consciente disso e aceitar o desafio com coragem e determinação".